sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Oficina - Teias, Aranhas e Aranhiços
"Vamos lá então falar sobre aranhas. As aranhas são animais que nos assustam, mas que também nos fascinam, quem não conhece a história do homem-aranha? As aranhas fazem parte da família dos aracnídeos e actualmente são conhecidas cerca de 30 mil espécies e podem ser encontradas em muitos ambientes do planeta"
Fomos aprender mais sobre aranhas, já sabíamos que são animais invertebrados e que pertencem à classe dos aracnídeos, não são insectos. Todas têm 4 pares de patas, ou seja, 8 patas, podem ter 8, 6, 4 e 2 olhos mas não sabíamos que algumas aranhas carnívoras não têm olhos. Produzem seda para formar as teias que servem para criar casulos onde a aranha deposita os ovos, servem também para armazenar alimentos e capturar presas, mas não sabíamos que as teias são 5 vezes mais fortes que o aço no mesmo diâmetro e podem esticar 4 vezes mais que o seu comprimento inicial. A seda das teias é produzida pelas fiandeiras.
Inicialmente foi feito um jogo que consistia em cada criança na sua vez e com um novelo de lã na mão colocar uma questão sobre aranhas, depois ficava com uma ponta de fio de lã na mão e atirava o novelo a outro menino até que todos tivessem exposto a sua curiosidade, resultado: uma teia!! A seguir, também à vez cada criança fazia corresponder a resposta previamente lida, à sua pergunta colocada na parede!!
O que ficámos a saber de novo!
Que o corpo se divide em duas partes, cefalotorax (onde se encontram os pedipalpos e as queliceras) e abdómen.
Cefalotorax porque a cabeça fica fundida ao tórax do animal, têm um par de pedipalpos (estão ao lado da boca) manipulam alimentos e actuam nos orgãos gustativos, ou seja, nos órgãos que sentem os sabores dos alimentos e um par de quelíceras que são estruturas afiadas que servem para injectar veneno na presa e capturar alimentos. O veneno serve para atacar as suas presas, mas poucas aranhas têm um veneno nocivo para animais de grande porte e pessoas, mas existem algumas que são venenosas, como a viúva negra ou a tarântula.
Alimentam-se de insectos e outros invertebrados, incluindo aranhas, existem algumas que se alimentam de peixes, anfíbios ou mesmo repteis.
As aranhas precisam de trocar de pele periodicamente, de cinco a sete vezes, durante o período de crescimento.
No final cada um fez a sua aranha!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário