segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Domingos na Torre de Belém

Cúpulas de gomos que cobrem as guaritas, elementos decorativos de influências islâmicas e orientais.
 
Calabres que envolvem o edifício com nós, esferas armilares, cruzes da ordem Militar de Cristo e elementos naturalistas, como o rinoceronte (o primeiro na Europa) marcam o estilo manuelino, como símbolo de prestígio do Rei.

Ex-libris da cidade de Lisboa, a Torre de Belém mandada construir em 1514 por D.Manuel I, faz parte do plano inovador e eficaz de D.João II que consistia na formação de defesa tripartida com o baluarte de Cascais e a fortaleza de S.Sebastião, cruzando fogo entre eles.
Com a construçao de novas fortalezas, a Torre de Belém, assume o desempenho de novas funções de controlo adueiro, de telégrafo e até de farol, foi também prisão política.
Hoje é considerado Património Cultural de toda a Humanidade, pela UNESCO desde 1983.

Era mais ou menos isto que dizia quando a bordo do navio S.Paulus, apresentava os monumentos vistos do rio  aos nossos turistas. Saudade...

Para quem como nós gosta de aproveitar os primeiros domingos do mês para visitar gratuitamente monumentos e museus, é bom fazê-lo bem cedo para não ter de enfrentar filas longas e demoradas especialmente para entrar na Torre.





Sem comentários:

Enviar um comentário